EEEF Visconde de Mauá é finalista do 3° Concurso Aprender e Ensinar “Agricultores economizando energia elétrica através da força dos rios”. Essa foi a proposta do projeto desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Visconde de Mauá, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) que está localizada em Marechal Hermes, Zona Norte do Rio. Contemplado como semifinalista no concurso nacional “Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais”, promovido pela revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil (FBB), a iniciativa faz parte das atividades pautadas pela Agenda 21 Escolar, que integra a linha política-pedagógica adotada na Faetec, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
O projeto educacional consistiu em auxiliar os agricultores de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, irrigando as plantações através de um sistema de abastecimento alternativo, movido pela força de um rio próximo. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos que vivem da agricultura, reduzindo os custos para manter as plantações.
– A base para o lançamento desta ferramenta foi a pesquisa científica através do ambiente digital. Envolvemos os alunos na temática ambiental, incentivando-os a pensar “além dos muros da escola”. Incitamos reflexões sobre os problemas ambientais, introduzindo conhecimentos transversais de História, Mecânica, Eletricidade, Edificações, Ciências, Matemática e outros – explicou o professor Jorge Luiz Santos, que coordena o projeto.
Os professores Douglas Pires e Jorge Santos (Faetec) na cerimônia estadual com o superintendente da FBB Reinaldo Kazufumi
Além do foco para a agricultura, o projeto também estimula os alunos a buscarem soluções para a diminuição dos impactos ambientais. As oficinas, realizadas com as turmas do Ensino Fundamental, propõem discussões sobre caminhos para a autossustentabilidade energética, proliferação de hortas orgânicas e construção de sistema de esgoto inteligente.
O destaque no concurso “Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais” rendeu ao professor Jorge Luiz Santos a participação numa cerimônia estadual, com a entrega do prêmio da competição: assinatura de um ano da Revista Fórum. Em sua terceira edição, o concurso recebeu 4.695 inscrições de professores de todo o país.
EEEF Visconde de Mauá é finalista do 3° Concurso Aprender e Ensinar
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O projeto educacional consistiu em auxiliar os agricultores de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, irrigando as plantações através de um sistema de abastecimento alternativo, movido pela força de um rio próximo. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos que vivem da agricultura, reduzindo os custos para manter as plantações.
– A base para o lançamento desta ferramenta foi a pesquisa científica através do ambiente digital. Envolvemos os alunos na temática ambiental, incentivando-os a pensar “além dos muros da escola”. Incitamos reflexões sobre os problemas ambientais, introduzindo conhecimentos transversais de História, Mecânica, Eletricidade, Edificações, Ciências, Matemática e outros – explicou o professor Jorge Luiz Santos, que coordena o projeto.
Os professores Douglas Pires e Jorge Santos (Faetec) na cerimônia estadual com o superintendente da FBB Reinaldo Kazufumi
Além do foco para a agricultura, o projeto também estimula os alunos a buscarem soluções para a diminuição dos impactos ambientais. As oficinas, realizadas com as turmas do Ensino Fundamental, propõem discussões sobre caminhos para a autossustentabilidade energética, proliferação de hortas orgânicas e construção de sistema de esgoto inteligente.
O destaque no concurso “Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais” rendeu ao professor Jorge Luiz Santos a participação numa cerimônia estadual, com a entrega do prêmio da competição: assinatura de um ano da Revista Fórum. Em sua terceira edição, o concurso recebeu 4.695 inscrições de professores de todo o país.