PLANO DE ESTUDO 2013
Os
jovens estudantes têm dois tesouros que muitas vezes são desperdiçados: TEMPO E
ENERGIA.
O
plano de estudo é uma eficiente forma de organizar e planejar todos os períodos
do dia para um maior e melhor aproveitamento do tempo de estudo. A falta de
hábito diário de estudo individual, unida à falta de atenção às aulas, tem
feito muitos jovens desperdiçarem conhecimento e não aprenderem efetivamente,
estudando para as provas, e não para
aprender.
É
importante anotar todas as atividades fixas da semana no planejamento como: horário
de acordar, horário escolar discriminando as matérias diárias, cursos, almoço,
esporte, curso e qualquer atividade fixa semanal. Após esta anotação os espaços
em branco significam horários livres, dentre esses horários deve-se separar
horário para estudo individual em casa, para que o estudante crie um hábito de
estudo diário.
Os
pais são os principais apoiadores e fiscalizadores do cumprimento do
planejamento, já que os compromissos devem ser cumpridos pelos estudantes que,
sozinhos, não criam hábitos (estudam um dia e depois não seguem mais). Sabe-se
que criar bons hábitos não é fácil, mas é uma ótima forma de educar, pois bons
hábitos ficam para toda a vida, infelizmente os maus hábitos também, por isso é
tão importante que os pais estejam atentos à vida dos seus filhos,
principalmente no ensino fundamental.
No
estudo individual em casa, o estudante deve programar e aprofundar os
conhecimentos das matérias que estudou na escola. Exemplo: Se na segunda, pela
manhã, teve aula de matemática, história e ciências, no horário de estudo
individual em casa deverá priorizar essas matérias, porque ainda estarão
“fresquinhas” na memória de curto prazo, e com atenção e reforço poderão ser
mais facilmente armazenadas na memória de longo prazo.
E
como estudar em casa? Revisando a matéria dada em aula, fazendo os trabalhos de
casa, aprofundando os conhecimentos pelo livro, fazendo pesquisa sobre o tema
em outras fontes de estudo (existem muitas aulas na internet, mas os jovens
perdem tempo no facebook).
Pedro Demo orienta que o estudante deverá fazer elaborações próprias – ou
seja, seus próprios resumos, suas próprias sínteses dos assuntos estudados.
Essa é a atividade estratégica, em primeiro lugar, porque reflete a capacidade
reconstrutiva, de onde surge o impulso para a autonomia. A elaboração própria é
a base da aprendizagem ativa, através da qual, sobre orientação do professor, o
aluno faz-se autor, tem ideias próprias, argumenta com autonomia, adquire
capacidade para argumentar, propõe projetos próprios. Isso faz com que ele
cresça como estudante e como pessoa. Faz com que não compre ideias dos outros,
mas que tenha as suas próprias, que não aceite tudo como verdade absoluta, mas
que busque a verdade. Faz com que se torne uma pessoa livre e não massa de
manobra.
“Quem não une sonhos com disciplina será sempre vítima das dificuldades
e não autor da própria história” (Augusto Cury)
Horário
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Segunda
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Terça
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Quarta
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Quinta
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Sexta
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Sábado
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Domingo
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7h/8h
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8h/9h
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9h/10h
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10h/11h
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11h/12h
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12h/13h
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13h/14h
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14h/15h
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15h/16h
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16h/17h
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17h/18h
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18h/19h
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19h/20h
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20h/21h
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21h/22h
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22h/23h
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23h/24h
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