PROJETO
INTRODUÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dentro dos paradigmas da pós-modernidade (processo iniciado no século
XVII com a Revolução Industrial na Europa), o racionalismo antropocêntrico tem
se tornado um problema de gravíssima relevância para o equilíbrio do planeta.
Buscar formas alternativas de consumo, de produção e de relação Ser Humano /
Natureza, tornou-se uma necessidade imperativa contemporânea.
Nosso projeto tem como objetivo consolidar um mini-centro de pesquisa, voltado
para estudantes do ensino fundamental com continuidade no ensino médio, nos
moldes de uma iniciação científica, através da construção das partes de uma
casa ecológica (uma casa com problemáticas hipotéticas), as quais serão feitas
com materiais reaproveitados. Nós já estamos em plena atividade, desde 2008, quando nos
apresentamos na exposição do PINCE, depois em 2009 e finalmente em 2010, além
da participação no PROJETEC RIO. Portanto, já possuímos uma
"construção" pedagógica bastante solidificada. É importante que vejam
esse projeto como algo que já existe, é consistente e que vem sofrendo
adaptações no decorrer dos anos. A casa deverá ter os seguintes conceitos:
·
Reaproveitamento
de todo lixo e sua possível transformação em energia;
·
Reaproveitamento
da água da chuva e das tubulações;
·
Utilização como
laboratório para aulas externas, servindo de material didático-pedagógico para
diversas disciplinas, assim como um centro de pesquisa interdisciplinar, no
qual serão discutidos os problemas sociais, éticos, políticos e econômicos da
relação Ser Humano X meio ambiente.
Este
projeto tem por finalidade introduzir o educando, desde o ensino fundamental,
em projetos de pesquisa, visando o seu aprimoramento científico, na utilização
de novas tecnologias, assim como a aplicação dessa pesquisa na confecção de
adaptações das tecnologias existentes, visando resolver problemas ambientais
com soluções alternativas e de baixo custo.
Esta linha de pesquisa trará, como
benefício, o esclarecimento do aluno não só sobre as questões ambientais e suas
implicações no dia a dia, mas também, aprender a desenvolver a capacidade
criativa e o empreendedorismo. Devemos ressaltar que, neste contexto, a
metodologia empregada é a ativa e a relação professor-aluno, portanto, se
estabelecerá de forma horizontal, ou seja, não existe quem sabe mais ou menos,
mas um trabalho em equipe de acordo com a capacidade dos alunos, com um
comprometimento coletivo em prol de um mundo mais equilibrado, pois todos nós
fazemos parte dele e já estamos enfrentando as consequências das nossas ações.
Relevância
Ao ensiná-los a entenderem que a
própria Natureza se encarrega de mostrar que está viva e tem o seu tempo,
acabamos descobrindo o imenso valor do trabalho conjunto. O aluno tem que estar capacitado para
realizar uma análise crítica, através de uma participação ativa e responsável,
pois cada um de nós pode contribuir com uma parcela de conhecimento e atitudes,
para atenuar os danos que estão sendo causados ao nosso planeta, já há muito
tempo. Mas a problemática principal, ainda é a relação com a rotina da grade
curricular da escola que, às vezes, impede uma maior flexibilidade em relação à
participação dos alunos nas diversas oficinas desenvolvidas, principalmente
porque, ainda se considera que o aluno está, ou pode ficar sem o conteúdo
programático quando, na realidade, Educação Ambiental deve ter um espaço
transdisciplinar no âmbito escolar para o seu pleno desenvolvimento.
Acreditamos que a intervenção
iniciada dará bons frutos no futuro próximo, visto que o envolvimento dos
alunos acabou por acelerar as discussões e elaborações de projetos de cunho
ambiental. Os alunos, na sua maioria, surpreenderam-se com as suas capacidades
em apresentar soluções e o papel dos professores foi o de dar suporte e
possibilidade de execução concreta para o florescer dessas idéias e soluções.
O desenvolvimento ativo, de tal linha
de pesquisa, proporcionou, e ainda irá proporcionar uma exposição positiva da
instituição FAETEC, pois a maioria dos projetos, já executados, deu como
retorno uma série de premiações (veja em www.faetec.rj.gov.br/eeefvm) e
reportagens que deram ênfase na importância de um ensino técnico de qualidade,
tendo como resultado almejado e possível, uma geração de futuros profissionais
qualificados para atuar no mercado de trabalho.
Objetivos
Gerais
·
Introduzir o pensamento científico no
fundamental.
·
Desenvolver a proficiência
no desenvolvimento de projeto, seguindo uma linha acadêmica de pesquisa
dentro da temática ambiental.
·
Desenvolver a capacidade
crítica, mediante a participação nas oficinas do projeto, perante toda a
problemática ambiental.
Objetivo
Específico
·
Desenvolver a capacidade criativa e de
pesquisa, para a realização concreta de projetos de característica ambiental.
Metodologia
Etapas:
·
Discussão e debate, através de fórum e
palestras, do projeto com toda comunidade escolar, apresentação das implicações
das ações da humanidade no meio ambiente, com a participação ativa dos alunos
do 6º ao 9º ano, Aceleração e futuramente a comunidade, além da escolha do
espaço de montagem.
·
Confecção de planta baixa, planta alta,
maquete e estruturas metálicas ou similares, para apresentações internas e
externas, em parceria com Edificações e Mecânica do Ensino Médio.
·
Desmembramento de partes
da casa hipotética (começamos pela construção do banheiro, onde foram aplicadas
as soluções, encontradas pelos alunos, de diminuição do impacto ambiental,
através de um sistema de tratamento e armazenamento de água) para o desenvolvimento
de várias linhas de conhecimento, tais como: história, mecânica, eletricidade,
edificações, ciências, matemática, etc. com a elaboração de sub-projetos,
concomitantemente com essas linhas de conhecimento, e participação em oficinas
e aulas desenvolvidas e acompanhadas pelos professores.
Benefícios
·
Realização das oficinas em
contra-turno, possibilitando ao aluno uma participação maior, a partir delas,
são discutidas as teorias, e propostas de soluções ambientais, que serão
aplicadas na casa empiricamente, também com a participação do aluno.
·
Paralelamente, a escola
elaborou um projeto político-pedagógico, sobre a Agenda 21 Escolar, que contou
com uma culminância num sábado letivo, com grande participação da comunidade
escolar e abordagem de diversos temas apresentados pelos alunos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
|
AÇÕES
|
COMO FAZER?
|
PARCEIROS
|
PRAZO
|
Desenvolver
a proficiência no desenvolvimento de projeto,
já no ensino fundamental, seguindo uma linha acadêmica de pesquisa dentro da
temática ambiental.
|
1
A
Escolha
das partes a serem construídas.
|
Confecção
de planta baixa, planta alta e estrutura em forma de maquete.
|
Curso
de Edificações do Ensino Médio
|
1
trimestre
|
2
B
Inter-relação
do projeto com outras linhas de conhecimento
|
Essa
atividade pode ser desenvolvida em sala de aula com professores de várias
disciplinas
|
Sala
de informática para pesquisa e unificação de pensamento
|
1
trimestre
|
|
Desenvolver
a capacidade crítica, mediante a
participação nas oficinas do projeto, perante toda a problemática ambiental.
|
2
A
Discussão
e debate, através de fórum e palestras.
|
Os
alunos são convidados a fazer parte do projeto no contra-turno
|
1
trimestre
|
Referências
ACSELRAD,
Henri, MELLO, Cecília Campello do Amaral e BEZERRA, Gustavo das Neves (orgs.).
Cidade, ambiente e política: problematizando a Agenda 21 Local. Rio de Janeiro:
Garamond, 2006.
BORDENAVE,
Juan. E. Diaz.O Que é Participação? São Paulo. Ed. Brasiliense, 1989.
BRASIL. Formando Com-vida: construindo
Agenda 21 na escola. Brasília: MEC/Coordenação Geral de Educação Ambiental,
2004.
BRASIL.
Manual de Educação para o Consumo Sustentável. Brasília: Consumers
International/MMA/MEC/IDEC, 2005.
BROSE,
Markus. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto
Alegre: Tomo, 2001.
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