quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PROJETO "INTRODUÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL"





PROJETO INTRODUÇÃO DA LINHA DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL

          Dentro dos paradigmas da pós-modernidade (processo iniciado no século XVII com a Revolução Industrial na Europa), o racionalismo antropocêntrico tem se tornado um problema de gravíssima relevância para o equilíbrio do planeta. Buscar formas alternativas de consumo, de produção e de relação Ser Humano / Natureza, tornou-se uma necessidade imperativa contemporânea.
Nosso projeto tem como objetivo consolidar um mini-centro de pesquisa, voltado para estudantes do ensino fundamental com continuidade no ensino médio, nos moldes de uma iniciação científica, através da construção das partes de uma casa ecológica (uma casa com problemáticas hipotéticas), as quais serão feitas com materiais reaproveitados. Nós já estamos em plena atividade, desde 2008, quando nos apresentamos na exposição do PINCE, depois em 2009 e finalmente em 2010, além da participação no PROJETEC RIO. Portanto, já possuímos uma "construção" pedagógica bastante solidificada. É importante que vejam esse projeto como algo que já existe, é consistente e que vem sofrendo adaptações no decorrer dos anos. A casa deverá ter os seguintes conceitos:
·         Reaproveitamento de todo lixo e sua possível transformação em energia;
·         Reaproveitamento da água da chuva e das tubulações;
·         Utilização como laboratório para aulas externas, servindo de material didático-pedagógico para diversas disciplinas, assim como um centro de pesquisa interdisciplinar, no qual serão discutidos os problemas sociais, éticos, políticos e econômicos da relação Ser Humano X meio ambiente.
          Este projeto tem por finalidade introduzir o educando, desde o ensino fundamental, em projetos de pesquisa, visando o seu aprimoramento científico, na utilização de novas tecnologias, assim como a aplicação dessa pesquisa na confecção de adaptações das tecnologias existentes, visando resolver problemas ambientais com soluções alternativas e de baixo custo.
          Esta linha de pesquisa trará, como benefício, o esclarecimento do aluno não só sobre as questões ambientais e suas implicações no dia a dia, mas também, aprender a desenvolver a capacidade criativa e o empreendedorismo. Devemos ressaltar que, neste contexto, a metodologia empregada é a ativa e a relação professor-aluno, portanto, se estabelecerá de forma horizontal, ou seja, não existe quem sabe mais ou menos, mas um trabalho em equipe de acordo com a capacidade dos alunos, com um comprometimento coletivo em prol de um mundo mais equilibrado, pois todos nós fazemos parte dele e já estamos enfrentando as consequências das nossas ações.

Relevância

          Ao ensiná-los a entenderem que a própria Natureza se encarrega de mostrar que está viva e tem o seu tempo, acabamos descobrindo o imenso valor do trabalho conjunto.  O aluno tem que estar capacitado para realizar uma análise crítica, através de uma participação ativa e responsável, pois cada um de nós pode contribuir com uma parcela de conhecimento e atitudes, para atenuar os danos que estão sendo causados ao nosso planeta, já há muito tempo. Mas a problemática principal, ainda é a relação com a rotina da grade curricular da escola que, às vezes, impede uma maior flexibilidade em relação à participação dos alunos nas diversas oficinas desenvolvidas, principalmente porque, ainda se considera que o aluno está, ou pode ficar sem o conteúdo programático quando, na realidade, Educação Ambiental deve ter um espaço transdisciplinar no âmbito escolar para o seu pleno desenvolvimento.
          Acreditamos que a intervenção iniciada dará bons frutos no futuro próximo, visto que o envolvimento dos alunos acabou por acelerar as discussões e elaborações de projetos de cunho ambiental. Os alunos, na sua maioria, surpreenderam-se com as suas capacidades em apresentar soluções e o papel dos professores foi o de dar suporte e possibilidade de execução concreta para o florescer dessas idéias e soluções.
          O desenvolvimento ativo, de tal linha de pesquisa, proporcionou, e ainda irá proporcionar uma exposição positiva da instituição FAETEC, pois a maioria dos projetos, já executados, deu como retorno uma série de premiações (veja em www.faetec.rj.gov.br/eeefvm) e reportagens que deram ênfase na importância de um ensino técnico de qualidade, tendo como resultado almejado e possível, uma geração de futuros profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho.
Objetivos Gerais
·         Introduzir o pensamento científico no fundamental.
·         Desenvolver a proficiência no desenvolvimento de projeto, seguindo uma linha acadêmica de pesquisa dentro da temática ambiental.
·         Desenvolver a capacidade crítica, mediante a participação nas oficinas do projeto, perante toda a problemática ambiental.

Objetivo Específico
·         Desenvolver a capacidade criativa e de pesquisa, para a realização concreta de projetos de característica ambiental.
Metodologia
Etapas:
·         Discussão e debate, através de fórum e palestras, do projeto com toda comunidade escolar, apresentação das implicações das ações da humanidade no meio ambiente, com a participação ativa dos alunos do 6º ao 9º ano, Aceleração e futuramente a comunidade, além da escolha do espaço de montagem.
·         Confecção de planta baixa, planta alta, maquete e estruturas metálicas ou similares, para apresentações internas e externas, em parceria com Edificações e Mecânica do Ensino Médio.
·         Desmembramento de partes da casa hipotética (começamos pela construção do banheiro, onde foram aplicadas as soluções, encontradas pelos alunos, de diminuição do impacto ambiental, através de um sistema de tratamento e armazenamento de água) para o desenvolvimento de várias linhas de conhecimento, tais como: história, mecânica, eletricidade, edificações, ciências, matemática, etc. com a elaboração de sub-projetos, concomitantemente com essas linhas de conhecimento, e participação em oficinas e aulas desenvolvidas e acompanhadas pelos professores.

Benefícios
·         Realização das oficinas em contra-turno, possibilitando ao aluno uma participação maior, a partir delas, são discutidas as teorias, e propostas de soluções ambientais, que serão aplicadas na casa empiricamente, também com a participação do aluno.
·         Paralelamente, a escola elaborou um projeto político-pedagógico, sobre a Agenda 21 Escolar, que contou com uma culminância num sábado letivo, com grande participação da comunidade escolar e abordagem de diversos temas apresentados pelos alunos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
AÇÕES
COMO FAZER?
PARCEIROS
PRAZO
Desenvolver a proficiência no desenvolvimento de projeto, já no ensino fundamental, seguindo uma linha acadêmica de pesquisa dentro da temática ambiental.
1 A
Escolha das partes a serem construídas.
Confecção de planta baixa, planta alta e estrutura em forma de maquete.
Curso de Edificações do Ensino Médio
1 trimestre

2 B
Inter-relação do projeto com outras linhas de conhecimento
Essa atividade pode ser desenvolvida em sala de aula com professores de várias disciplinas
Sala de informática para pesquisa e unificação de pensamento
1 trimestre
Desenvolver a capacidade crítica, mediante a participação nas oficinas do projeto, perante toda a problemática ambiental.
2 A
Discussão e debate, através de fórum e palestras.
Os alunos são convidados a fazer parte do projeto no contra-turno

1 trimestre

Referências

ACSELRAD, Henri, MELLO, Cecília Campello do Amaral e BEZERRA, Gustavo das Neves (orgs.). Cidade, ambiente e política: problematizando a Agenda 21 Local. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BORDENAVE, Juan. E. Diaz.O Que é Participação? São Paulo. Ed. Brasiliense, 1989.
BRASIL. Formando Com-vida: construindo Agenda 21 na escola. Brasília: MEC/Coordenação Geral de Educação Ambiental, 2004.
BRASIL. Manual de Educação para o Consumo Sustentável. Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005.
BROSE, Markus. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo, 2001.


















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